sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como mudar a paisagem urbana de Belém? Contribuições para a mobilidade.
Por Michel Carvalho Geógrafo.

       Sabe-se que Belém hoje é a cidade que cresce em volta dos condomínios e shoppings, pois são eles os principais vetores de crescimento da malha urbana e de ocupação. Nesse sentido, como pensar uma Belém para os próximos anos? E possível sim ter uma cidade bem mais planejada e mais agradável ao trânsito tanto de carros quanto de ciclistas e pedestres, porém é necessário planejar de forma humana e consciente para que cada indivíduo possa cumprir seu papel  em busca de um trânsito melhor.
       Com isso algumas considerações devem ser pontuadas, hoje o que se vê são planejamentos de gabinete algo que não funciona mais, pois que vive a realidade pode planejar melhor, a criação de novas ruas e rodovias são necessárias a melhor fluidez e devem ser criadas imediatamente na malha urbana de Belém, como contribuição fica a sugestão para a duplicação da rodovia Yamada que liga a Avenida Centenário a rodovia do Tapanã. Atualmente a mesma já conta com alguns trechos duplicados e uma grande faixa lateral , o que supostamente não afetaria moradores pois não haveria o remanejamento dos mesmos.
        A construção de um elevado já é necessária no cruzamento da rodovia do Tapanã com Augusto Montenegro e Mario Covas, pois diariamente são registrados grandes engarrafamentos nesta área, que podem ser solucionados com a simples eliminação dos semáforos que existem na região. A própria duplicação da rodovia do Tapanã já pode ser considerada, pois daria fluidez ao trânsito que já é intenso na região pelo tráfego de carretas que utilizam a rodovia tanto no período da tarde quanto da manhã.
        Outra alternativa para avenidas com trafego intenso seria a criação da linha verde que são semáforos inteligentes que ficam abertos em todo período sendo acionados manualmente pelos pedestres para a travessia, isso auxiliaria na fluidez do trânsito que deixaria de ficar parado quando não houvesse necessidade. além da instalação de semáforos sonoros para os deficientes visuais. É certo que essas são algumas considerações e o debate acerca da mobilidade é muito maior , entretanto algumas pontuações hoje são de extrema urgência como a construção de mais ciclovias e a melhoria na sinalização e sobretudo o aumento da fiscalização que hoje ainda é precária e facilita a transgressão, mas fica dica quem vive o problema planeja melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário